topo_2016_portugues.jpg
  RELEASE FINAL
EDIÇÃO 2016

clique abaixo
ficha_de_inscricao_2016.jpg
RELATÓRIO
EDIÇÃO 2015

clique abaixo

  post_show_2015.jpg



PALESTRANTES

 

Aderbal Arruda Penteado Jr, Professor Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado (1978) e doutorado (1986) em Sistemas de Potência, ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Usp, cedido para fazer parte da diretoria da ARSESP- Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo . Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Potência e Máquinas Elétricas, atuando principalmente nos temas relacionados a aterramento, sobretensão, redes de distribuição, simulação de transitórios em motores e geradores de usinas hidroelétricas. 

 

Alexandre Siciliano Espósito, Gerente de Estudos Setorias de Energia Elétrica, BNDES

Gerente de estudos setoriais de energia elétrica da Área de Infraestrutura do BNDES, sendo responsável por analisar a regulação e o mercado elétrico brasileiro, auxiliando internamente o BNDES na definição de suas políticas de crédito setoriais e na sua representação institucional. Começou sua carreira como consultor especialista em energia elétrica e regulação de infraestrutura, e continuou nessa atuação após ingressar no BNDES em 2004. É economista e mestre em economia pela UFRJ, bem como possui especializações pela  UFRJ  em  desenvolvimento  econômico  e social, e em regulação e economia do petróleo e do gás natural. Também possui MBA em finanças pela Coppead/UFRJ.


Alexei Marcorin Vivan, Presidente, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMPANHIAS DE ENERGIA ELÉTRICA - ABCE

Presidente do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE). Vice-presidente do Sindicato da Indústria da Energia SP. Doutor em Direito pela USP. Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria, do Conselho Superior de Infraestrutura e do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias SP, do Conselho de Administração do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP, do Conselho de Competitividade do Governo do Estado de São Paulo. Sócio fundador de Vivan Advogados. Tem proferido palestras, aulas, publicado artigos e concedido entrevistas sobre diversos assuntos relacionados à energia elétrica e ao direito administrativo.


Álvaro Dias Jr., Diretor, SMARTGREEN 

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. De 1974 a 1981 exerceu cargos de gerência de engenharia e marketing na Westinghouse, fabricante de capacitores. No período de 1982 a 1991 foi diretor da POLITEL e ITEL. Em 1991 juntou-se ao Grupo Inepar e desde o final de 1999 passou a exercer a função de diretor presidente da Landis+Gyr Equipamentos de Medição Ltda. Foi também Vice-Presidente Executivo do grupo Landis+Gyr e diretor geral para a operação na América do Sul. É também vice-presidente da ABINEE, diretor regional da mesma na regional do Paraná, vice-presidente do SINAEES e membro do conselho do CITS.


Álvaro Sedlacek, Diretor Financeiro e de Negócios, DESENVOLVE SP

Mais de 18 anos de experiência em posições executiva desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte, atuando em áreas estratégicas de negócio, especialmente na gestão das áreas de Jurídica e Compliance, Planejamento Estratégico , Processos, Qualidade, Recursos Humanos. Assessoria jurídica generalista para as áreas de Negócios, envolvendo Contencioso, Administrativo / Contratos locais e internacionais, Societário e Trabalhista. Vivência na reorganização de modelo organizacional para empresas nacionais e multinacionais em expansão de negócios na América Latina, atuando em processos de M&A, Licitações, Due Diligence, Governança Corporativa e outros. Especialista na avaliação e quantificação de riscos legais e provisionamento para litígios, bem como o desenvolvimento de estratégias de acordos judiciais e extrajudiciais. Reestruturação das áreas de Contratos, otimizando a análise legal de contratos e garantia de revisão jurídica de contratos não padronizados. Relacionamento com órgãos públicos (Banco Central, Procon, Decon) e representação em Comissões Parlamentares de inquérito. Conselheiro da OAB Federal para Assuntos Estratégicos na gestão do Dr. Roberto Busatto. Participação ativa e relevante nos principais processos de privatização/alienação de controle de empresas no Brasil. Gestão de todos os subsistemas de Recursos Humanos (Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento Organizacional, Treinamento, Cargos e Salários, Administração de Pessoal e Relações Sindicais).


Carlos Alberto Calixto Mattar , Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição, ANEEL

Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, possui cursos de especialização (Minerva - Theory and Operation of a Modern National Economy; e Cenários - Novo Ambiente Regulatório, Institucional e Organizacional do Setor Energético Brasileiro;) e é mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá - Unifei. Possui 12 anos de experiência em engenharia e serviços de distribuição de energia elétrica em empresa do setor elétrico brasileiro (Coelba). Trabalha na ANEEL desde 1998, com experiência em regulação da comercialização de energia elétrica e regulação dos serviços de distribuição. É especialista em regulação e foi Assessor da SRD durante 10 anos. Atualmente é Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição - SRD/ANEEL.


Caius Vinicius Sampaio Malagoli, Diretor de Engenharia, CPFL

Formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Malagoli tem pós-graduação em Gestão de Energia pela Universidade Mackenzie, em Finanças pelo IBMEC-SP e está cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 20 anos de experiência no setor elétrico, Malagoli está na CPFL Energia desde 2002, já tendo exercido diversos cargos de liderança. Neste período, o executivo já foi Gerente de Planejamento, Gerente de Gestão de Ativos da CPFL Piratininga, Gerente de Engenharia, Gerente de Engenharia de Manutenções e Padrões e Gerente de Engenharia de Transmissão. Antes de ingressar no Grupo trabalhou na EDP Bandeirante e atuou como engenheiro pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Desde julho de 2015, é conselheiro suplente do Comitê Brasileiro da CIER.


Carlos Venícius Frees, Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação, ABDI

Coordenador do Grupo de trabalho Governamental para Redes e Cidades Inteligentes. Lider de Projetos para Redes e Cidades Inteligentes. Bacharel em Informática, Especialista em Gestão Estratégica de Organizações e Mestre em Administração e Gestão Social do Trabalho - com foco na aplicação de tecnologias de informação e comunicação e gestão do conhecimento organizacional. Na iniciativa privada, atuou em diversos projetos de Sistemas de Informações, nos mais variados setores. Na esfera pública teve ampla atuação no setor elétrico brasileiro na Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL onde atuou como gerente de projetos de TIC, com conhecimento substantivo correlatos a regulação e desenvolvimento do mercado tecnológico e sócio econômico de energia elétrica no Brasil. Também na esfera públicaatua na Agencia brasileira de Desenvolvimento Industrial como especialista em projetoscom ações relacionada a promoção e desenvolvimento da políticas Industrial, em especial as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Sua ação está voltada para o desenvolvimento do setor estratégico de TICs em Semicondutores e Displays, Softwares, Conteúdos e Serviços de TIeEquipamentos Eletrônicos. Destacam-se ações voltadas ao aprimoramento e desenvolvimento da "Legislação em Tecnologia da Informação e Comunicação, Software e Serviços em TI", Displays, Semicondutores, TV digital Iterativa, Inclusão digital; Política de Desenvolvimento Produtivo; Smart Grid; Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Seu foco de atuação está noo desenvolvimento da Industria nacional, na prospecção tecnológica de inovação e na prospecção de organizações com base em TICs no Brasil.

 

Claudio Ribeiro Lima, Vice-Chair, IEEE P2030 SMART GRID

Ativamente envolvido como U.S. NIST Smart Grid Interoperability Forum/Standards (SGIP) como Membro do NIST-SGIP Smart Grid Architecture Council (SGAC) e como Membro do European Smart Grid Program, ajudando a definir o End-to-End Smart Grid Architecture Framework. Atualmente está envolvido com o Smart Grid Communications and IT Strategy, Next Generation Smart Grid Architectures e Advanced Smart Grid Technologies. É co-fundador do Smart Grid Council (SGC) do Silicon Valley-CA. Anteriormente dirigiu vaas equipes e iniciativas estratégicas de TIC para a Sprint-Nextel da Sprint Advanced Technologies/CTO, empesa do Silicon Valley, incluindo o Sprint's Next Generation Networks, Emerging Services, responsável por novas tecnologias e desenvolvimento de novos negócios para a Sprint-Nextel's. Atuou, também, como Advised the U.S. Department of Commerce para o NTIA/Broadband Telecom/Internet Stimulus, programa da Administração do Presidente Obama. Possui 24 anos de experiência como Leading Advanced Energy and ICT Technology Systems, Architectures e Next Generation Solutions.  Ph.D. em Electronic Engineering pela University of Kent, Canterbury-England, um MSc. in Electrical Engineering pela Unicamp-SP e Executive MBA pela Dom Cabral Foundation (FDC).

 

Cyro Vicente Boccuzzi, Presidente, FÓRUM LATINO-AMERICANO DE SMART GRID e CEO, ECOee

Possui 34 anos de experiência atuando no setor de energia e eletricidade. Desde 2007 é sócio da ECOEE, empresa de engenharia e consultoria focada em gestão e tecnologia de energia, sendo a primeira empresa brasileira com expertise em redes e cidades inteligentes. É Presidente do Fórum Latino Americano de Smart Grid e Diretor da Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura da FIESP ? Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Brasil. É também Conselheiro da ABESCO - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia. Foi Vice-Presidente AES Eletropaulo e da ENERSUL, distribuidoras de energia elétrica, e Diretor Executivo da consultoria Andrade & Canellas, além de ter ocupado cargos e funções em várias entidades do setor e também em Conselhos de Administração ao longo de sua carreira. É engenheiro eletricista, pós Graduado em Administração de Empresas e MBA em Finanças e Controladoria de empresas.

 

Denis Mollica, Gestor Executivo de Engenharia e Sistemas, EDP BANDEIRANTE 

Atua na área de Distribuição nas Distribuidoras EDP Bandeirante e EDP Escelsa, desde 1997, inicialmente nos cargos de Eletricista de rede de Distribuição,Engenheiro de Estudos da Distribuição, Supervisor de Projetos e Obras, Gerente de Projeto de Implantação SAP R/3, SAP IS-U CCS, GE Smallword Electric Office eGE PowerOn, Especialista em Governança e PMO, Gestor Operacional de Governança de TI, Gestor Operacional de Infraestrutura de TI, Gestor Executivo de Aplicações, Gestor Executivo de Normas e Sistemas e atualmente Gestor Executivo de Engenharia e Sistemas.


Eduardo José Bernini, Presidente, TEMPO GIUSTO

Economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP, pós-graduado em Economia do Setor Energético pelo IEE/USP e em Teoria do Desenvolvimento Econômico pela PUC/SP, cursos de extensão na University of Virginia - Darden School - Senior Executive Program, na University of California Berkeley - Haas School of Business - The Berkeley Executive Leadership Program, no IBGC e na FIPECAFI em Introdução à Psicologia Econômica. É professor convidado dos cursos de Governança Corporativa para Negócios Regulados e de Regulação e Negócios de Energia da FGV in Company e do IBGC..É Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa desde 2009. Foi Diretor Presidente do Grupo AES no Brasil, da EDP-Brasil, da VBC Energia e da Eletropaulo, além de Secretário Adjunto de Energia no MME(1994) e no Governo de São Paulo (1995/1996). Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da Usina Coruripe S.A., da AEGEA Saneamento S.A. e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê de Gestão e Governança do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, além de ter sido Conselheiro de Administração da DESA S.A., InPar S.A., Usina Moema e de diversas empresas do setor energético (Eletropaulo, CPFL, CESP, Comgás, CERJ, Bandeirante Energia, nas quais atuou como Vice-Presidente e Presidente do C.A.). Entre 1º de setembro de 2010 e 30 de abril de 2011 respondeu como Presidente-Executivo da ABIQUIM. 


Eduardo Mayer Fagundes , Diretor, NMENTORS

Empreendedor. Mestre e Engenheiro Eletricista. Professor de cursos de pós-graduação: Negócios Sustentáveis no MBA da FIAP (SP); Gestão de Risco, Engenharia de Software e Big Data na Universidade Mackenzie (SP). Foi professor de Processos de Inovação no programa de desenvolvimento de executivos da HSM Educação. Como executivo, desenvolveu projetos complexos de TI na Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia e Itália para a Ford, Volkswagen e AES Corporation. Especialidades: data centers, telecomunicações, energias renováveis, automação em manufatura e sistemas elétricos, governança e tecnologia da informação.

 

Elbia Silva Gannoum, Presidente Executiva, ABEEÓLICA

Presidente Executiva da ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica. Economista, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua carreira, acumulou experiências como membro da Diretoria da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (de junho de 2006 a Abril de 2011), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), Assessora de assuntos econômicos no Ministério de Minas e Energia (2001), Assessora na ANEEL (2000-2001) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (1998-2000). Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998. À frente da ABEEólica, tem atuado para o fortalecimento e crescimento sustentável da energia eólica, que hoje já responde por cerca de 7% da matriz elétrica brasileira, com uma cadeia de produção 80% nacionalizada e 10GW instalados em 400 parques. A energia eólica deve ser a segunda fonte de energia para o País até 2020.

 

Fernando Damonte, Gerente de Negócios, QUANTUM

Doutorando em Economia pela Universidade da Flórida, Estados Unidos, e Engenheiro Industrial pela Universidade Católica de Córdoba, Argentina. Atualmente é Gerente de Negócios da área de Eletricidade da Quantum, consultoria especializada em regulação de serviços públicos. Participou de numerosos trabalhos de regulação de empresas de serviços públicos na Argentina, Brasil, Peru, Bolívia, México, República Dominicana, Jamaica, Venezuela e em diversos processos de cálculo de tarifas. para empresas de distribuição de gás natural e energia elétrica. Atualmente trabalha como gerente de projeto no desenvolvimento de metodologia para o estabelecimento de estrutura tarifária do serviço de distribuição de energia elétrica para a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - ABRADEE. Recentemente participou do projeto de análise crítica do estudo de benchmarking de custos operacionais para CEMIG, entre outros. Ademais, participou do estudo sobre o desenvolvimento do gás natural em Lima e Callao, no Peru, para o Organismo Supervisor do Investimento em Energia e Mineração do Peru - OSINERGMIN.  Foi gerente  de projeto no desenvolvimento de um modelo integrado de gás natural e eletricidade da Bolívia para a TRANSREDES S.A. e no estudo de prospectiva da evolução da oferta e demanda  do  mercado  atacadista  nacional  de  gás  e energia elétrica da Argentina para a Associação Argentina de Fabricantes de Cimento Portland - AFCP. Apoiou a Comissão Reguladora de Energia do México nos serviços de assessoria externa para a revisão qüinqüenal, determinação de receita máxima inicial, tarifas e fator de eficiência (Fator X) da permissão de transporte de gás natural  denominado  Sistema  Nacional  de  Gasodutos - SNG (outorgado à Pemex Gas e Petroquímica Básica - PGPB) e do permissionário Energía Mayakán. Anteriormente se desempenhou como Chefe de Tarifas na Distribuidora de Gás do Centro e Cuyana, Argentina. Suas principais responsabilidades incluíram a participação na renegociação dos contratos de licença de distribuição com o Estado Nacional, participação na primeira e segunda revisões quinquenais de tarifas, negociação e implementação de ajustes tarifários periódicos, desenho, construção e operação de modelo do negócio da distribuidora a longo prazo, desenvolvimento de argumentações em questões regulatórias, avaliação econômico-financeira de projetos de investimento na área de distribuição de gás natural, múltiplas avaliações de impacto no negócio de medidas regulatórias, além de ter atuado  como  Perito  de  Parte  em  um  juízo  por  pass through de gás.


Henrique de Oliveira Henriques, Coordenador do Laboratório de Estudos de TD, LETD / UFF

Formado em Engenharia Elétrica em 1978 pela UFRJ. Especialização em Engenharia de Distribuição de Energia em 1982 pela COPPE / UFRJ. Mestrado em Computação Aplicada e Automação pela UFF em 1998. Doutorado em Engenharia Elétrica pela COPPE / UFRJ em 2003. Trabalhou na LIGHT de 1978 a 2002 em atividades de Planejamento, Gerenciamento e Supervisão de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. Coordenador do Laboratório de Estudos de Transmissão e Distribuição, LETD / UFF desde 2002. Subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF de 2004 a 2009, ao qual trabalha até hoje como professor associado. Trabalhos mais recentes ligados ao tema do evento: LIGHT - 2008 - 2010 - Determinação de limites de carregamento de transformadores, usando modelos termo-dinâmicos e análise tridimensional - 3D; 2008 - 2010 - Metodologia de controle e desempenho de materiais e equipamentos de Redes de Distribuição; 2008 - 2009 - Sistema de Previsão de Falhas em Redes Subterrâneas; 2006 - 2008 - Desenvolvimentro de metodologia de gestão de falhas transitórias; 2006 - 2008 - Previsão de falhas em redes de Distribuição; 2006 - 2008 - Prospecção de ligações clandestinas em cabos enterrados ou embutidos; 2005 - 2007 - Desenvolvimento de Software para Gerenciamento da Manutenção Assistido por Computador - GMAC; 2003 - 2005 - Transição de Clientes do Sistema Network para Radial Subtrrâneo de Alta Qualidade; ELETROPAULO - 2007 - 2009 - Aplicação de Método de Inferência Fuzzy ao Gerenciamento Geo-referenciado de processos de manutenção terceirizada; 2003 - 2003 - Diagnóstico Técnico-Operacional das Empresas Eletropaulo, Tietê e Uruguaiana do Grupo AES.


Isac Roizenblatt, Consultor, PRO LIGHT AND ENERGY CONSULTANTS e Diretor Técnico, ABILUX

Engenheiro Elétrico pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Especializado em Iluminação pelo Tecnological University de Eindhoven - Holanda; Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo; Consultor da Pró Light and Energy Consultants.

 

Jeferson Marcondes, Representante do Comitê Nacional Brasileiro, IEC

Diretor executivo da WSCA Projetos e Serviços - World Smart for Community Advicee Business Strategic Advisor - TEKEVER - Portugal. Engenheiro Eletricista e Segurança do Trabalho, graduado pela Universidade de Taubaté (Brasil), MBA em Gestão de Energia da Fundação Dom Cabral (MG - Brasil) e MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação USP (SP - Brasil). Atua no setor de energia por mais de 28 anos, começando sua carreira na Eletropaulo. Trabalhou nas áreas de planejamento, projeto, manutenção, engenharia e desenvolvimento de novas tecnologias para a EDP - Energias de Portugal. Atua mais de 20 anos na Engenharia de Medição. Coordenador GT de Medição ABRADEE e atualmente Coordena a Comissão de Estudos - CE - 03: 013.01 medidores eletrônicos Integradores ABNT / COBEI. Membro do Conselho IEC NormalizaçãoIEC/SMB: IEC/SMB/SG3 - Smart Grid; IEC/SMB/SEG1 - Smart Cities; IEC/SMB/SyC  - Smart Energy; IEC/SMB/SEG6 - MicroGrid; IEC/SMB/SG9 - Communication Technologies; Coordenador do grupo Smart Grid e Smart City no Fórum IoT.

 

João Lampreia, Gerente, CARBON TRUST

Lidera projetos com o governo e o setor privado brasileiro para acelerar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono. Desde que se juntou ao Carbon Trust em 2012 executou 10 projetos no Brasil incluíndo: a construção e lançamento do primeiro selo de pegada de carbono de produtos das Américas, em parceria com a ABNT e o MDIC; o desenho de um programa de US$ 120 milhões para dar financiamento e assistência técnica para implementar medidas que reduzam emissões de GEE na cadeia da carne, em parceria com MMA, MAPA e grandes empresas na cadeia da carne; uma revisão dos mecanismos de fomento à eficiência energética se utilizando de boas práticas globais, para a ANEEL; e o estabelecimento de boas práticas de resiliência da rede elétrica para as olimpíadas de 2016, para o ONS. Antes de se juntar ao Carbon Trust, João foi Analista do grupo de sequestro de carbono da Petrobras e mais recentemente analista da Agência Internacional de Energia (IEA), aonde liderou esforços inovadores para a disseminação de energia renovável em processos industriais, coordenou a modelagem de cenários de eficiência energética e documentados nas publicações da IEA. João é Pós-graduado em gestão ambiental pela UFRJ e Mestre em ciências ambientais e planejamento energético pelas universidades de Barcelona e de Aalborg, na Dinamarca.

 

José Maurício Valério, Gerente de Iluminação Pública, Eficiência Energética e Inovações Tecnológicas, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Engenheiro em Eletrônica - PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte / l980. Engenheiro em Telecomunicações - PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte / l980. Pós-graduado em Gestão e Exploração de Transportes Públicos, Transportes Ferroviários de Passageiros e de Cargas - IFIT - Institut de Formation Internacionale aux Transports - Namur / BÉLGICA - 1989. Experiência em: Sinalização e controle de tráfego metro-ferroviário. Engenharia de Manutenção. Informática aplicada à manutenção de trens de passageiros, locomotivas, vagões, sistemas elétricos de tração e instalações de oficinas. Engenharia de Sistemas. Planejamento Estratégico Amplo. Gestão de Eficiência Energética e Inovações Tecnológicas. Gestão de Iluminação Pública Municipal. Membro suplente do GGIU - Grupo Gestor de Infraestrutura Urbana de Belo Horizonte. Membro suplente do CMMCE - Conselho Municipal de Monitoramento Climático e Ecoeficiência. Presidente da Comissão Especial de Licitação para a concessão do Sistema de Iluminação Pública do Município de Belo Horizonte, em regime de PPP - Parceria Público-Privada (processo concluído).

 

José Reynaldo Formigoni Filho, Gerente de Tecnologia e Segurança da Informação e Comunicação, CPqD

Terminou seu mestrado em Engenharia de Sistemas em 1995 e Bacharel Licenciatura em Engenharia Elétrica em 1984. Atualmente, ele é o gerente do departamento de segurança da informação e comunicação no CPqD. Seu departamento tem a seguinte projectos de I & D: (i) A autenticação biométrica (voz e facial), (ii) As tecnologias de segurança para ambientes móveis, (iii) Segurança da SDR (Software Defined Radio), Privacy em medidores inteligentes e (iv) Análise de Vulnerabilidade em medidores inteligentes. Ele é responsável pela prestação de serviços de informação de segurança especializadas, como a análise de vulnerabilidade, criptografia e comunicação segura para os sistemas móveis, para os seguintes setores: financeiro, utilities, governo, militar e de telecomunicações.


José Sidnei Colombo Martini, Professor Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Formado em Engenharia Elétrica, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). É professor Titular e Chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da POLI-USP. Foi Prefeito do Campus da Capital da Universidade de São Paulo. É pesquisador nas áreas de Energia, Computação e Tecnologia da Informação, com ênfase em sistemas de tempo real, espacialmente distribuídos e coordenados por centros de controle. Presidiu, por uma década, as principais empresas de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo (CTEEP e EPTE). Foi diretor em empresas de engenharia, atando nas áreas de Saneamento Básico, Energia Elétrica e Energia Nuclear em áreas de sua especialidade.

 

Julio M. Rodrigues, Diretor, FÓRUM LATINO-AMERICANO DE SMART GRID e CEO, RPM

Tem formação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1989 é Sócio-Fundador e exerce as funções de direção na RPM Brasil, empresa promotora de eventos nos segmentos de energia, infra-estrutura e tecnologias emergentes. Fundou e exerce as funções de Diretor Executivo do Fórum Latino Americano de Smart Grid, entidade reconhecida internacionalmente na área de tecnologia de energia e smart grids e organizadora de Congresso e Exposição Regional inserida no circuito global de eventos sobre o tema. Foi Diretor de Marketing das empresas EmiCom e Embranews, representantes de publicações internacionais da editora norte-americana McGraw Hill. Exerceu as atividades de Gerente de Marketing da Serbrás e foi Gerente de Atendimento e Mídia das agências de publicidade Skell Nasa, M. Santos e M. Gonçalves. Exerceu as atividades de Recursos Humanos da Prodam, Unibanco e SABESP. Foi Assessor de Planejamento da PUC-SP. Tem cursos na área de marketing e eventos, tendo realizado viagens ao exterior visitando feiras internacionais de tecnologia na área financeira, de infra-estrutura urbana e energia elétrica.

 

Julio Shigeaki Omori, Superintendente, COPEL

Especialista em Automação de Processos Industriais. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Trabalha a doze anos na Superintendência de Engenharia de Distribuição da Copel. Foi Gerente do Departamento de Manutenção e Automação de Subestações, Coordenador do Grupo de Trabalho de Redes Inteligentes de Distribuição na Copel. Professor de Engenharia Elétrica dos cursos de eletrônica e eletrotécnica voltados a sistemas de controle e de potência.


Luis Henrique Ferreira Pinto, Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas, CPFL ENERGIA

Responsável pelas Operações das 8 Empresas Distribuidoras da CPFL Energia, compreendendo CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Jaguari, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa, RGE Rio Grande Energia e CPFL Santa Cruz, que distribui energia para mais de 8 milhões de clientes e 570 municípios do interior do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Parana e Rio Grande deo Sul. Presidente do Conselho de Administração das Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica do Grupo CPFL Energia.

 

Luiz Fernando Arruda, Diretor, ACEE

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNIFEI em Junho/1979 e pós- graduado em Gestão de Negócios pela FGV em 2001. Trabalhou em empresas de consultoria e projetos relativos a subestações e usinas hidrelétricas por 10 anos. Na Cemig, por mais de 20 anos, trabalhou nas áreas de medição e proteção da receita. Foi assistente do Presidente das Empresas de Distribuição da Eletrobrás com foco em medição, automação da medição e proteção da receita. Representa a IURPA (International Utilities Revenue Protection Association) no Brasil desde 1998. Professor da FUNCOGE do curso sobre perdas não técnicas.


Marcelo Agenor Alcafor Ximenes Bernardes, Assessor de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética, ELETROBRAS ALAGOAS

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua vida profissional como consultor interno na empresa Brasil Telecom e atua no grupo Eletrobras desde 2008. Em dezembro de 2011 foi nomeado gerente dos Programas de P&D e Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Alagoas e em março de 2014 passou a exercer a coordenação corporativa desses programas nas empresas de distribuição da Eletrobras.

 

Marcelo Aparecido Pelegrini, Diretor, SINAPSIS

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é sócio-diretor da Sinapsis Inovação em Energia, coordenador de projetos da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia e pesquisador do Enerq/USP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação de serviços públicos, distribuição de energia elétrica, redes inteligentes, planejamento da distribuição, cooperativas de eletrificação rural e eletrificação rural.

 

Marco Antonio Donatelli, Diretor, SELECT ENERGY

Foi Presidente da LIGHT ESCO e era responsável pelas empresas comercializadoras e de serviços integrados de energia do Grupo Light, a Light Esco e a Light Com. Responsável pelas áreas de compra de energia, grandes clientes e mercado da Light (Distribuidora). 

 

Nelson Fonseca Leite, Presidente, ABRADEE

Engenheiro Elétrico, formado na UFMG em 1981, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC -Belo Horizonte. Presidente da ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - Desde 01/11/2010. Diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais das Empresas Distribuidoras da Eletrobrás (Eletrobrás Distribuição Alagoas, Eletrobrás Distribuição Piauí, Eletrobrás Distribuição Acre, Eletrobrás Distribuição Rondônia e Eletrobrás Distribuição Roraima ) - desde 17/08/2009. Membro do Conselho de Administração do Comitê Brasileiro da CIER ( Comissão de Integração Energética Regional), desde março de 2008. Desde fevereiro/1999 - Coordenador Nacional de Distribuição e Comercialização da CIER (Comissão de Integração Energética Regional). Diretor da Sociedade Mineira de Engenheiros - mandato 2008/2011.19. Membro suplente do Conselho Estadual de Energia do Estado de Minas Gerais - Representando a SME.


Nelson Kagan, Professor / Doutor, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado (Ph.D) em Engenharia Elétrica - University of London (1993) e Livre-docência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1983. É revisor da Sociedade Brasileira de Automática, revisor e Senior Member do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica e Representante do CIRED no Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de energia elétrica, Análises de redes elétricas, Otimização de sistemas elétricos de potência e Aplicação de sistemas inteligentes. Coordena o Centro de Estudos em Regulação de Energia Elétrica e o Núcleo de Pesquisa em Redes Elétricas Inteligentes na Universidade de São Paulo

 

Newton José Leme Duarte, Presidente, COGEN

Engenheiro Eletricista formado na Escola Politécnica da USP. 35 anos de experiência no setor elétrico dedicados às empresas Siemens e GE. Assumiu a Presidência Executiva da Associação da Indústria de Cogeração de Energia, COGEN onde já tinha presidido o Conselho Diretor de 2011 a 2013. Presidente do Conselho de Administração da ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Diretor do Conselho Nacional de Infraestrutura, COINFRA. Diretor de Infraestrutura da FIESP/CIESP. Membro da Academia de Engenharia Militar desde 1997. Membro do Conselho Curador da ABRALE, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.


Paulo Roberto Antunes de Souza Jr., Especialista em Automação de Energia, SIEMENS

Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas elétricos industriais pela Universidade Federal de Itajubá em 2006, ingressou na Siemens no ano de 2007. Desde então, atuou como desenvolvedor de sistemas de automação de energia para subestações de alta tensão em diversos projetos no Brasil e no Chile. Entre 2010 e 2014, integrou o grupo de especialistas técnicos atuando na definição de projetos de automação de energia e Smart Grid. Em 2012, foi certificado pela Siemens Power Academy Alemanha como Expert em automação de energia. Atualmente, integra o grupo de Inovação e Engenharia de Aplicação na unidade Digital Grid.


Raoni Arruda Bacelar da Silva, Analista de Inovação, FINEP

Graduado em Administração pela FEA-RP da Universidade de São Paulo e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pelo Instituto COPPEAD da URFJ. Possui experiência em estruturação, análise e acompanhamento de projetos de inovação nas áreas de Energias Renováveis, Smart Grid, Componentes elétricos, entre outros, como analista do Departamento de Aeroespacial, Energia e Defesa da FINEP.


Ricardo Gorini de Oliveira, Diretor de Estudos Econômicos, Energéticos e Ambientais, EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA - EPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi PhD Visiting Student na University of Sheffield, UK. Tem pesquisas e trabalhos na área de regulação do setor energético e planejamento energético, coordenou vários estudos nos temas de balanço energético, cenários de matriz energética e mudança climática, regulação tarifária, estudos econômicos e energéticos, eficiência energética, energias renováveis e gás natural.

 

Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente, ABSOLAR

Interface direta com governo, mídia, ONGS, academia, organizadores de eventos nacionais e internacionais e associações nacionais e internacionais; Representante brasileiro no Fórum Internacional de Associações Fotovoltaicas organizado pela EPIA; Assessor técnico para o setor fotovoltaico do Greenpeace Brasil; Participou ativamente junto à ANEEL no processo de elaboração de regulamentação para o setor Solar: REN 481/2012 e REN 482/2012; Foi pesquisador convidado em energia solar fotovoltaica no  Fraunhofer ISE (Alemanha) e no ETH Zürich (Suíça); Doutor em Engenharia de Materiais com foco em energia solar fotovoltaica (PUCRS, Alemanha); Mestre em Energia Renováveis (Inglaterra, Suíça); Bacharel e Licenciado em Química (USP-SP).

 

Victor Bruno Jr., Executivo de TI, CONSULTORIA

Executivo de TI com larga experiência no setor de Energia, em empresas como Duke Energy, Elektro e CESP, com mais de 20 anos na liderança de áreas de TI, Planejamento Estratégico e Projetos, conquistando o prêmio "As 100 empresas mais inovadoras em TI" por 6 anos. Atuação com sucesso na estruturação, reorganização e integração de áreas em  processos de aquisição e cisão de empresas. Implantação de práticas de governança de TI, variadas plataformas tecnológicas (ERP SAP e Oracle/People Soft, ScadaPowerCC Siemens, BI Hyperion, CC&B Oracle, XRT e Mastersaf entre outras)e soluções para excelência operacional, tendo reconhecida atuação como business partner. Possui experiência internacional liderando projetos globais na América do Sul junto à equipes multiculturais em distintos países das Américas, atuando como interface entre subsidiária brasileira e matriz. Condução de projetos de Engenharia e relacionados a Novos Negócios. Destaque na gestão do projeto de construção de duas PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas no Estado de Sao Paulo. Responsável pelo desdobramento do ciclo de planejamento estratégico e atuou como membro de Conselho Deliberativo.Desenvolve projetos como consultor independente. Graduado em Engenharia Elétrica (Escola de Engenharia Mauá) com Pós-Graduação em Gestão de Negócios de Energia (Universidade de São Paulo/USP e Fundação Getulio Vargas/FGV), MBA Executivo (Fundação Dom Cabral/FDC) e Pós-MBA (Kellogg School of Management - EUA).



logos_2016.jpg
© 2017 Smart Grid. Marca Registrada no INPI. Todos os direitos reservados. - Designed by TG,D